terça-feira, 14 de junho de 2016

Terra á vista

Após minha saída do sertão baiano, Ibotirama, ainda na infância, rodei por muitas  cidades baianas. Em todas que morei, não tive nelas o sentimento de "pertencimento" a sensação de estar no meu "lar". 
A capital, Salvador, cidade maravilhosa com boa infraestrutura, acessibilidades vida noturna ativa, praias, shoppings e toda correira de uma grande cidade. 
No recôncavo mais precisamente na cidade de Amargosa, a calmaria da cidade pequena, com muita água, clima agradável, mesmo assim, algo me faltava, e não entendia o que era.
Mudei-me para o sul baiano, "terra do cacau", Camacan. Mais uma vez, cidadezinha pequena de gente pacata, clima agradável, e mesmo assim algo me inquietava. Na oportunidade, resolvi conhecer as cidades próximas a Camacan, viajei então para Ilhéus. Pronto, amor á primeira vista, cidade alegre, de povo hospitaleiro, uma mistura de cidadezinha do interior com qualidades da capital e com um litoral que é um verdadeiro "refresco d'alma ".Eis aqui, o pedacinho de terra que quero chamar de "meu". Retornei para Camacan e 2 meses depois mudei de "mala e cuia" para terra de "Gabriela". Enfim meu lar doce lar. Agora entendo os encantos de Amado, e parafraseando-o  digo "milagre do amor não tem explicação, não necessita".

Nenhum comentário:

Postar um comentário